Uma das mais tradicionais de São Paulo, a Festa de São Vito completa 91 anos. A partir deste sábado (23) até 5 de julho, o evento vai agitar o bairro do Brás. Organizada pela Associação Beneficente São Vito Mártir, a festa tem como principais atrativos a música e a comida típica.
Reduto de italianos e descendentes, o Brás vira ponto de encontro de cerca de 70 mil pessoas, segundo estimativa da organização, durante os dias da festa, que só acontece aos sábados e domingos. É gente da capital paulista, do interior e até de outros estados, além de ser atração turística.
Ir à festa de São Vito é não pensar em economizar nas calorias. Entre as delícias oferecidas, estão a guimirella (churrasco de fígado e folhas de louro), o spaghetti e o ricchitelle (pronuncia-se riquitelle e significa orelhinha) al sugo ou à puttanesca. Ficazza (pizza alta) e ficazzella (pastel frito com tomate e muçarela e orégano) também são boas opções, além dos doces.
Enquanto os visitantes comem e passeiam pelas barraquinhas, ouvem músicas típicas da Itália. São Vito, cujo dia é celebrado em 15 de junho, é considerado o protetor dos artistas, das doenças nervosas, dos jovens e dos dependentes de drogas.
Pedacinho alemão
Da Itália para a Alemanha. No Brooklin, na Zona Sul, neste sábado e domingo será realizada a Maifest 2009. Em sua décima edição, a festa marca as comemorações da chegada da primavera no país germânico e, segundo a organização, promete atrair cerca de 100 mil pessoas. Entre as atrações estão shows de salsa, merengue, música alemã e MPB. Serão 64 apresentações divididas em dois palcos.
A festa acontece entre as ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo e Princesa Isabel e tem entrada gratuita. Nas barraquinhas de comida, pratos típicos da Alemanha, como a torta de maçã e passas, conhecida como strudel. Mas as opções são bem variadas e o visitante pode encontrar guloseimas das cozinhas baiana e japonesa, entre outras.
Famoso na Alemanha, o chope não poderia faltar. E a Associação de Empreendedores e Moradores do Brooklin (Aemb), responsável pela organização da festa, promete que ele virá “na temperatura certa”. Para que os adultos fiquem mais tranquilos, as crianças terão um espaço só para elas, com brincadeiras e oficinas de arte. A Maifest também terá barraquinhas vendendo artesanato.
Serviço:
91ª Festa de São Vito
Centro Social São Vito – Rua Fernandes, 96; Brás
Sábados – ingresso a R$ 35 (com direito a um antepasto, um prato de spaghetti ou ricchitelle e um pastel ficazzella)
Domingos – ingresso a R$ 18 (com direito a um antepasto e um prato de spaghetti)
Maifest
Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo e Princesa Isabel – Brooklin
Sábado (23) e domingo (24). Entre 10h e 22h. Entrada franca.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário