quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Governo lança campanha contra a AIDS


A Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) lançou nesta terça-feira (9) uma campanha de combate a Aids que será aplicada inicialmente em 120 agências no Distrito Federal, na Bahia e no Amazonas. A campanha faz parte de uma iniciativa piloto mundial que tem como objetivo usar as agências postais para conscientizar as pessoas dos cuidados necessários para evitar o contágio.

No Brasil, a campanha é mais abrangente que nos outros países que fazem parte do projeto piloto (Burkina Faso, Camarões, China, Estônia, Mali e Nigéria). Segundo o coordenador Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) no Brasil, Pedro Chequer, nos outros países a abordagem leva em conta apenas o aviso para que as pessoas se cuidem, mas não dá dicas de como elas devem fazer isso.

"A campanha original fala proteja-se a si mesmo, mas não diz como. Nós negociamos uma mudança da campanha global no Brasil, que tem uma abordagem mais direta sobre a Aids", explicou Cherquer.

Nessas 120 agências dos Correios, os cidadãos terão acesso a seis cartões postais que alertam para o uso dos preservativos, sobre como evitar o contágio da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, cuidados especiais para as gestantes e explicações para evitar a discriminação. Os carões são distribuídos gratuitamente e são acompanhados de um folheto explicativo sobre a Aids e as formas de contágio.

Nesta terça-feira, também foram lançados um carimbo e um selo comemorativos que buscam disseminar a campanha da luta contra a Aids. A iniciativa conta ainda com um site que traz informações sobre a doença e permite que o download dos cartões postais da campanha.

Nas cidades que fazem parte do projeto piloto, o Correio enviará 800 mil correspondências domiciliares com informações da luta contra a Aids. A expectativa do governo é que até 2012 todas as agências dos Correios no país integrem a campanha.

O objetivo mundial da campanha é levar informações sobre a Aids para todas as mais de 660 mil agências postais de todo o mundo. O ministro da Saúde, José Temporão, brincou com o alcance da campanha. "Esperamos que essa campanha chegue à casa dos brasileiros tão rápido quanto o Sedex 10", disse.

Fonte: G1

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