quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Mulheres e Homens: O que vestir em casamentos?


MULHERES:

Casamento de manhã ao ar livre

Em minha opinião, são as cerimônias mais charmosas, portanto você pode aproveitar o momento para soltar seu lado romântico e deixar descansando em casa seu lado mais sexy. Opte por um vestido leve, lindo e solto, de preferência em tons mais claros. Um estampado floral ou de bolas são perfeitos para esta ocasião. E antes que você sem empolgue em tirar o pretinho básico do armário, fique esperta: a cor, nestes casos, é quase proibida. O comprimento pode ser acima ou abaixo do joelho. Evite, no entanto, o longo. Complemente com uma sandália delicada de salto fino e esqueça as plataformas. A bolsa deve ser sempre pequena porque bolsa grande em casamento é completamente out. Abuse dos acessórios, caso seu vestido seja liso. Você pode completar seu visual com um xale bordado e até mesmo um colar de pérolas, mas fique atenta porque jóias muito brilhantes e pesadas não combinam com o horário. Se a cerimônia ou a festa forem ao ar livre aproveite para usar um chapéu bem charmoso mas, caso seja em um local fechado, o acessório não é necessário.

Casamento à noite com igreja e festa

Neste caso, você pode usar e abusar dos brilhos, porém, não cometa o pecado de querer aparecer mais do que a noiva. Decotes muito acentuados e cavas estranhas vão atrapalhar seus movimentos na hora de dançar. Vista algo sexy se quiser, mas não exagere, por favor. Não se esqueça que antes da festa tem a cerimônia religiosa e não há falta de respeito maior que uma mulher toda peladona dentro da igreja, né? Caso seu modelo deixe muito à mostra as suas costas ou o seu colo, jogue uma pashmina por cima e a retire na festa.Cores: todas menos o branco, óbvio! Cuidado com os bordados, ele são permitidos, mas neste caso use somente brincos e anéis - deixe os colares na gaveta. Se o vestido já chama atenção por si só pelo fato de ter muito brilho opte por uma sandália e bolsa mais discretas para evitar o excesso de informação.A maquiagem não tem que combinar com os tons da roupa. Isso já era.... Mini-saia, nem pensar! No máximo, um vestido abaixo do joelho se a cerimônia for mais simples e longo se for mais sofisticada. A meia cor da pele para disfarçar a perna branca também é dispensável. Vai te dar um ar de senhora. Chapéu em festa depois que o sol se foi não te função alguma. Caso vá se sentar à mesa, será pior ainda, pois não se come de chapéu.

Casamento civil

É a única opção em que você pode usar calça comprida. Mas nada de calça e blusa - um terninho bem-feito é mais chique. Evite o preto para não ser confundida com o juiz de paz.Uma boa escolha seria um terninho estilo anos 50 com blazer justo, curto e manga 3/4. O chantung é um ótimo tecido para deixar seu visual mais arrumado. Use uma sandália com brilho (pode ser de pedras ou strass) e uma carteira bem "cheguei", tipo bordada e colorida para dar um ar mais moderno ao seu terninho liso. Sim, porque terninho estampado nem mulher de ex-presidente usa mais!

Casamento no final da tarde com festa à noite

É o maior problema, né? Afinal, o que usar? Bom, neste caso, eu diria em primeiro lugar para você esquecer o chapéu. Um vestido para a noite vai destoar na cerimônia que é à tarde e vice-versa. Que tal um meio termo, isto é, um vestido em um tom mais escuro e um tecido mais leve? Não escolha um tafetá e sim um crepe de seda que combina melhor com o horário. Por outro lado, os detalhes como bordados e brilhinhos vão dar um toque mais sofisticado para a festa à noite.Sandálias leves, mas trabalhadas com strass e pedras e uma carteira prateada ou dourada completam o seu visual.

O que evitar

Seja que tipo de cerimônia for, evite: Roupas pretas;Penteados cheios de laquê e cachinhos endurecidos que vão parecer mais um embrulhinho de presente;Maquiagem com glitter;Perfume muito forte;Misturar bijuteria com jóia;Usar muitos anéis. Um em cada mão é mais que suficiente;Se você não tem um relógio social, vá sem. É horrível usar relógio esportivo em casamento.

(Helena Perim Costa é autora dos livros "Guia de elegância de uma reles mortal", "Caçando príncipes e engolindo sapos" e "Procurando princesas e encontrando bruxas". Fez pós-graduação na ESPM e especialização em Milão.)

HOMENS


Um casamento formal é geralmente celebrado pela manhã em Portugal. Caso não haja informação contrária nos convites, deverá ser um casamento solene.Mas um casamento formal não implica ser de dia, pode ser à tarde, caso os noivos o decidam. Assim sendo, quando passar das quinze horas usa-se o tradicional smoking com laço de borboleta e camisa branca, enquanto que pela manhã se usa o fraque, exigido para o noivo e para os padrinhos, com camisa branca e gravata. Os convidados jamais devem de ir sem gravata!

Num casamento formal jamais use cores claras ou branco, a não ser que seja militar, é claro!
Nos casamentos semi-formais, podem-se usar fatos de tons mais claros, como areia, ou caqui, podendo a gravata ser dispensada caso o deseje. Um casamento que não seja formal, a cor do traje pode ir de acordo com a luminosidade diária, ou seja, quanto mais tarde se der o casamento, mais escuro deve ser o traje.Dica: Até ás 18h é considerado dia.


Nos casamentos informais pode usar-se só o tradicional blazer com ou sem gravata.

(http://onossocasamento.pt/artigos/vestir-de-acordo-com-a-cerimonia)

Um comentário:

Esquadros disse...

Quando será? Quero fotinhas!

Participe:

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.